Saturday, June 13, 2009

Legislativas - a minha previsão

Maioria absoluta para o PSD e o CDS.

Porque digo isto? Pela votação "europeia", a direita estaria a 4 deputados da maioria. Ora, estas eleições ocorreram num ambiente em que ninguém dava nada pelo PSD (e até se falava no CDS não eleger deputados nenhuns), e em que quase toda a gente dizia "Eu não gosto do Sócrates, mas qual é a alternativa?".

Com estes resultados, é de esperar que muita gente comece a dar mais credibilidade ao PSD e/ou ao CDS do que dava há uma semana, logo é possível que a sua votação suba, o que os coloca em terreno maioritário.

Depois, claro, será o colapso do país...

6 comments:

TMR said...

Isso é que é catastrofismo.

Que é que o PSD/CDS - que concordo que seria uma coisa péssima mas por motivos diferente - iria fazer que destruísse o país? São diferentes do PS, mas são assim tão diferentes?

Carlos Pires said...

Realmente o PSD e o CDS não são suficientemente diferentes do PS. Deviam ser muito mais liberais e mais dispostos a reduzir o peso do estado na economia, devia comprometer-se a acabar com os inúmeros institutos, observatórios e comissões disto e daquilo, deviam ter um discurso em que a defesa da democracia e dos direitos e garantias dos cidadãos se equilibrasse com a defesa da autoridade do estado e a valorização do papel das forças de segurança, deviam defender uma política de exigência na educação (nomeadamente, exames nacionais a mais disciplinas - eu sou prof. de filosofia e adorava ter exame nacional a filosofia - , mas exames difíceis e rigorosos; etc.)...
O PS foi um desastre em inúmeras coisas - por exemplo na avaliação dos professores. Gostava de ver da parte do PSD e do CDS um discurso político claro - dizendo, sim os professores têm que ser avaliados mas de modo objectivo e eficaz, e não da forma arbitrária que o PS tentou...

Tárique said...

Acho que estás enganado. Eu aposto no bloco central.

Filipe Abrantes said...

Tendo em conta a habitual pouca fiabilidade das suas previsões... =)

Miguel Madeira said...

"Que é que o PSD/CDS - que concordo que seria uma coisa péssima mas por motivos diferente - iria fazer que destruísse o país? São diferentes do PS, mas são assim tão diferentes?"

eu sou da opinião que, neste momento, Portugal e a Europa em geral precisam de uma politica despesista e expansionista, e penso que a Ferreira Leite é a pessoa menos indicada para uma politica dessas - não a vejo a patrocinar grandes aumentos da despesa e, ao mesmo tempo, também não a vejo a baixar significativamente os impostos.

Eu imagino o Sócrates a estimular a economia pelo aumento da despesa; imaginaria o Passos Coelho (com o apoio entusiástico do Paulo Portas) a estimular a economia fazendo baixas de impostos; já a MFL parece-me austera e rigorosa demais para qualquer uma dessas politicas.

Diga-se que eu preferia 100 vezes mais comprar um carro em 2ª mão à MFL do que ao Sócrates, ao Passos Coelho ou ao Paulo Portas, mas certas características que por norma geral são positivas podem ser um handicap em certas situações.

Tárique said...

Possa, Miguel, neste momento, Portugal e a Europa em geral precisam de uma politica despesista e expansionista, não estava à espera de ler isto neste blogue.