Thursday, September 09, 2010

Stephen Hawking - a gravidade é Deus?

"...Professor Stephen Hawking argues that the Big Bang, rather than occurring following the intervention of a divine being, was inevitable due to the law of gravity."

"...Because there is a law such as gravity, the universe can and will create itself from nothing"

Dado que a força da gravidade entre massas (o que leva a massa a atrair massa) ainda encerra muitas questões em aberto, talvez a teologia deva responder sobre como a gravidade possa ser uma manifestação de Deus.

Hawking parece, a confirmar pela leitura do seu novo livo, que a não-existência se torna em existência devido à gravidade. Claro que outra questão é como a vida e a consciência de vida toma lugar, e depois, como um ser moral sai disso tudo.

2 comments:

PR said...

Penso que a segunda e terceira e questões são mais bem respondidas pela psicologia evolucionária, neurociência e sociobiologia. Já agora, Daniel Dennett e Steven Pinker fornecem respostas convincentes, por exemplo.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... said...

Da teologia e Deus: parece-me, ao contrário, que Hawkins é que deve explicar (descontadas as questões éticas e estéticas) qual o problema de chamar Deus de "gravidade". Em outras palavras, de onde veio a gravidade?
DdAB