Além do referidos nos posts anteriores, há a referir que mesmo transações voluntárias podem prejudicar alguns participantes. É verdade que é impossível que, numa transação entre duas pessoas, alguma ficar pior do que ficaria se não houvesse a transação. Mas numa transação entre 3 pessoas (ou mais) é prefeitamente possível que 2 fiquem pior do que ficariam sem a transação.
Imagine-se a seguinte situação:
Imagine-se a seguinte situação:
- se A,B e C não fizerem um determidado acordo, A ganha 200 e B e C ganham 100;
- se A fizer um acordo com B e não com C, A ganha 250, B ganha 110 e C ganha 50 (e vice-versa)
- se A fizer um acordo com B e C, A ganha 300 e B e C ganham 70 cada um
Numa situação dessas, tanto B como C ficariam melhor se não fizessem nenhum acordo com A, mas o mais provável é que, mesmo voluntariamente, o façam.
3 comments:
Qual é o incentivo de B e/ou C (que presumo que sejam independentes um do outro) para fazerem a transacção se vão ficar a perder?
"Qual é o incentivo de B e/ou C (que presumo que sejam independentes um do outro) para fazerem a transacção se vão ficar a perder?"
Amanhã eu respondo, mas acho que você consegue chegar lá (olhe com atenção para as várias hipoteses e respectivos "pagamentos")
Porque que é B e/ou C vão fazer a transação?
Se B fazer a transação e C não, B ganha 110 (se nenhum fazer a transação, B ganha apenas 100).
Se B fazer a transação e C também, B ganha 75 (se apenas C fizesse a transação, B ganharia apenas 50).
Assim, B (e C também) tem um incentivo para fazer a transação, só que, fazendo os dois a transação, ficam pior do que ficariam se nenhum a fizesse.
Post a Comment