Saturday, August 05, 2006

Spectrum X My Guide to Your Galaxy (III)

Além do referidos nos posts anteriores, há a referir que mesmo transações voluntárias podem prejudicar alguns participantes. É verdade que é impossível que, numa transação entre duas pessoas, alguma ficar pior do que ficaria se não houvesse a transação. Mas numa transação entre 3 pessoas (ou mais) é prefeitamente possível que 2 fiquem pior do que ficariam sem a transação.

Imagine-se a seguinte situação:
  • se A,B e C não fizerem um determidado acordo, A ganha 200 e B e C ganham 100;
  • se A fizer um acordo com B e não com C, A ganha 250, B ganha 110 e C ganha 50 (e vice-versa)
  • se A fizer um acordo com B e C, A ganha 300 e B e C ganham 70 cada um
Numa situação dessas, tanto B como C ficariam melhor se não fizessem nenhum acordo com A, mas o mais provável é que, mesmo voluntariamente, o façam.

3 comments:

Unknown said...

Qual é o incentivo de B e/ou C (que presumo que sejam independentes um do outro) para fazerem a transacção se vão ficar a perder?

Miguel Madeira said...

"Qual é o incentivo de B e/ou C (que presumo que sejam independentes um do outro) para fazerem a transacção se vão ficar a perder?"

Amanhã eu respondo, mas acho que você consegue chegar lá (olhe com atenção para as várias hipoteses e respectivos "pagamentos")

Miguel Madeira said...

Porque que é B e/ou C vão fazer a transação?

Se B fazer a transação e C não, B ganha 110 (se nenhum fazer a transação, B ganha apenas 100).

Se B fazer a transação e C também, B ganha 75 (se apenas C fizesse a transação, B ganharia apenas 50).

Assim, B (e C também) tem um incentivo para fazer a transação, só que, fazendo os dois a transação, ficam pior do que ficariam se nenhum a fizesse.