Via Paul Krugman, Panic in Detroit, um artigo de Jonathan Cohn a defender que (na conjuntura actual) o governo dos EUA deve intervir para salvar a General Motors.
Em sentido oposto, A bailout that would be a handout, por "Angelica", contra o apoio do governo à indústria automóvel (penso que, politicamente, tanto Cohn como Angelica são "liberals", i.e., sociais-democratas)
A minha posição - absolutamente irrelevante - sobre o assunto: parecem existir bons argumentos, em termos de efeitos sobre o bem-estar social no seu todo, para justificar uma intervenção; no entanto, se uma empresa só se consegue salvar com apoio do Estado, temos ainda um melhor argumento para negar aos accionistas o direito de serem donos dessa empresa e aos gestores o direito de a gerirem; ou seja, temos um forte argumento a favor da receita "nacionalização sob controle dos próprios trabalhadores" (duvido é que, nos EUA, alguém levasse a sério uma reivindicação dessas).
Já agora, indo para o outro lado do espectro politico, no site ultra-conservador ("paleoconservative") Takimag também há alguma discussão interessante sobre o assunto (ainda que a partir de princípios filosóficos completamente distintos dos meus).
Em sentido oposto, A bailout that would be a handout, por "Angelica", contra o apoio do governo à indústria automóvel (penso que, politicamente, tanto Cohn como Angelica são "liberals", i.e., sociais-democratas)
A minha posição - absolutamente irrelevante - sobre o assunto: parecem existir bons argumentos, em termos de efeitos sobre o bem-estar social no seu todo, para justificar uma intervenção; no entanto, se uma empresa só se consegue salvar com apoio do Estado, temos ainda um melhor argumento para negar aos accionistas o direito de serem donos dessa empresa e aos gestores o direito de a gerirem; ou seja, temos um forte argumento a favor da receita "nacionalização sob controle dos próprios trabalhadores" (duvido é que, nos EUA, alguém levasse a sério uma reivindicação dessas).
Já agora, indo para o outro lado do espectro politico, no site ultra-conservador ("paleoconservative") Takimag também há alguma discussão interessante sobre o assunto (ainda que a partir de princípios filosóficos completamente distintos dos meus).
2 comments:
Caro Miguel Madeira,
"a defender que (na conjuntura actual) o governo dos EUA deve intervir para salvar a General Motors."
Eu adoro isto, é uma asneira, mas "na conjuntura actual"... é exactamente este tipo de coisas que leva ao prolongar da crise. Daí que "na conjuntura actual" ainda seja mais imperioso fazer o que está correcto: let them fail. E não preciso muito mais do que este gráfico para perceber porquê:
http://mjperry.blogspot.com/2008/11/cancer-on-big-three-29hr-pay-gap.html
O problema das três grandes não é um simples problema conjuntural, é estrutural. Um bailout agora só servirá para adiar o problema e piorar a vida daqueles cujos recursos vão ser desviados.
Os credores são donos dos activos em caso de falência. A nacionalização mesmo com a compra a zero (discutivel) significa também uma ajuda aos credores. E ajudar os credores porquê?
Let them fail.
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