Tuesday, April 14, 2009

A vantagem da homeopatia?

Praticamente todos os estudos indicam que os liquidos que os homeopatas receitam não passam de água e que não têm qualquer efeito terapêutico (excluindo o de placebo).

Mas, não será, por vias turtuosas, essa a vantagem da homeopatia? Afinal, muitas doenças, se não forem tratadas, podem ser curadas (ou, pelo menos, controladas) pelas próprias defesas do organismo. É um mais lento e doloroso de que recorrer aos tratamentos médicos mas, se o paciente sobreviver, fica com o organismo mais forte e com mais defesas do que se tivesse sido tratado (como diria Nietschze, "o que não te mata torna-te mais forte"). Aliás, acho que até há estudos que apontam para que grande parte dos problemas de alergias sejam devido a termos pouca exposição a germes: como o sistema imunitário não tem germes para combater, acaba por se voltar contra coisas banais do dia-a-dia, dando origem a alergias.

Assim, a homeopatia (e tratamentos similares, cumo curas pelas rezas e afins) pode ter uma vantagem: como, na prática, equivale a não fazer tratamento nenhum, contribui para fortalecer o sistema imunitário a longo prazo; e, como o paciente julga que está a ser tratado, o efeito placebo contribui para minimizar o sofrimento a curto prazo.

Claro que esta hipotese que avento só faz sentido se estivermos a falar de doenças que não representem um risco grave para a vida do doente; caso contrário, o tal fortalecimento do organismo a longo prazo de pouco valerá já que (parafraseando uma célebre frase usada num contexto totalmente diferente) no longo prazo o doente estará morto.

1 comment:

citrate sildenafil said...

É claro que levantou essa hipótese só faz sentido se estamos a falar de doenças que não representem um risco muito grave para a vida do paciente.