Wednesday, May 27, 2009

A carta de condução de mota


Não sei como é hoje, mas no meu tempo penso que bastava uma pessoa ir à camara municipal, mostrar que sabia conduzir a mota e davam-lhe a carta (ou seria só para motorizadas?).

6 comments:

Tárique said...

Muita coisa mudou desde aí.

O que aconteceu foi tão-somente a harmonização da legislação com o resto da Europa.

Por iniciativa de um deputado comunista motard.

Se houvesse um deputado ciclo-utilizador a minha vida seria decerto facilitada.

Shyznogud said...

Miguel, estás a confundir a carta de moto com a licença para os velocípedes até 50cc (não sei se era mm este o nome). Sou mais velha q tu e "no meu tempo" já havia carta de moto.

Tárique said...

No teu tempo:

Um ciclomotor (<49 cc, <45 km/h patamar) tinha matrícula da câmara, só podia andar em certas estradas, e era somente preciso uma licença dada na Câmara depois de se dar uma voltinha lá à frente com a motora. Podia tirar-se esta licença com 16 anos.

Até há pouco tempo:

Com 14 anos pode tirar-se uma linceça de condução de ciclomotor. Têm matrícula amarela mas é passada pelo IMTT regional. É preciso tirar o código.

Com 16 anos pode tirar-se a carta A1 , que permite conduzir motorizadas <125cc , de matrícula branca.

Com a carta B (de carro) podia em Portugal conduzir-se motorizadas <50 cc, matrícula branca, >45 km/h patamar, enquanto no resto da europa esta mesma carta permitia conduzir <125 cc

Já fiquei confuso.

Tárique said...

Não há "velocípedes até 50 cc".

Há ciclomotores.

O único velocípede com motor admitido tem que ser motor eléctrico <250 W por tanto isso da "cilindrada" não se aplica.

Esta medida poderá ser um bom incentivo a que alguma gente largue o automóvel e o substitua por um meio mais eficiente de mobilidade, a motorizada.

Shyznogud said...

ou isso, se houve coisas q esqueci no dia em q fiz exame de código foi o nome dos veículos e a procaria das medidas da distância entre os eixos dos pesados

Tárique said...

Descansa que não é nada simples, Shyznogud.

Para obter a informação que tive aqui e mais alguma simples (como por exemplo: "é possível pôr uma matrícula numa bicicleta?") passei uma manhã a telefonar para gabinetes de atendimento do IMTT, regionais e nacionais, a ouvir músiquinha de espera entre passagens de chamada e a ouvir "mas para que é que quer saber isso?"

Ainda há uma questão mais engraçada, se não me engano com a carta C1 ou D1. Parece que se pode tirar a carta com 18 anos, mas que é um curso que leva 3 anos a tirar. Em alternativa, pode tirar-se com 21 anos a C ou a D que dá equivalência. Nem sei explicar bem, e duvido que alguém saiba.

Por outro lado, até são cómicos os exames de código. Em vez de verificarem o conhecimento dos examinandos sobre o código da estrada, verificam a sua manha para reconhecer a diferença entre "tractor" (a parte motriz de um camião) e "máquina agrícola" (aquilo a que se chama correntemente "tractor"). O padre melícias uma vez escreveu um artigo melicioso sobre este estranhíssimo código da estrada e o seu exame.