Tuesday, July 03, 2012

Educação sexual conservadora

When the Right Helps to Write the Sex Education Curriculum, por Jesse Walker (Reason Hit and Run):

Under the standard stereotype, liberals produce the sex ed curriculum and conservatives get alarmed at the things their kids are learning. But in many states today it's the right that's dictating much of the contents of those classes and it's the left that's getting unnerved. Salon staffer Tracy Clark-Flory, for example, is distressed at (...) a Tennessee bill that has the usual aim of abstinence initiatives -- to "exclusively and emphatically" promote abstinence until marriage. (...)

Apparently, public institutions created with one set of values in mind can be captured by people with a different set of values. You may want to bear this in mind the next time you find yourself creating a public institution.

Elsewhere in Reason: Ralph Raico predicted way back in 1974 that sex education would take a turn to the right.

1 comment:

João Vasco said...

Não me parece que essa fosse uma boa razão para não querer que a escola também transmita valores.

Parece-me melhor que os valores que são ensinados às crianças não dependam apenas dos valores dos pais delas, mas também dos valores de toda a comunidade. Se forem apenas os valores dos pais, as crianças estão menos preparadas para se integrarem no mundo, e a sociedade terá menos coesão. Claro que isto não quer que os valores resultem dos programas escolares, isso está distante, e aquilo que resulta como valores depende do que foi ensinado em casa, na escola, e do próprio juízo e leituras auto-didactas de cada pessoa. Mas há um papel para a escola como representação de toda a comunidade.

Claro que se uma comunidade tem toda valores conservadores, isso vai fazer com que a educação escolar dos valores o reflicta, mas de qualquer forma essa educação passaria de pais para filhos mesmo que a escola não o fizesse. A vantagem da escola é que nesse caso o programa acaba por ser um compromisso e assim a criança recebe uma influência mais abrangente que só a dos seus pais: não só a criança com pais mais heterodoxos fica com um melhor conhecimento dos valores dominantes, que lhe será útil, como a criança com pais mais ortodoxos tem acesso a uma versão menos extrema (porque moderada pela necessidade política de alguma convergência) desses mesmos valores, o que também traz benefícios.

Claro que o ideal é que a sociedade tenha um conjunto de valores adequados (como a promoção do espírito crítico, que leva ainda a um maior questionamento dos valores transmitidos), quer o papel da escola seja significativo no ensino dos valores, quer não.