Saturday, September 15, 2007

"carece de fontes"

No blogue da Atlantico, Henrique Raposo, a respeito da excisão do clitóris, escreve "Não há acto mais bárbaro que este. Mas, entre nós, há gente que diz o seguinte: isso é a cultura local, portanto, é legítima, portanto, um ocidental não a pode criticar, caso contrário, esse ocidental não passa de um imperialista cultural. (...) E como é bom ver os progressistas europeus a desculpar as tradições mais reaccionárias do mundo."

Isto dá vontade de pôr aqui uma etiqueta "à wikipedia", a dizer "carece de fontes" ou "citation needed". Que exemplos o Henrique Raposo tem de progressistas europeus a desculpar a excisão, com o argumento que se deve respeitar as culturas locais? [realço o "europeus" - não me responsabilizo pelo que pode sair dos departamentos de "estudos étnicos" das faculdades norte-americanas].


P.S. se calhar os leitores já estão a pensar que eu tenho algo contra o Henrique Raposo. Não - o que se passa é que, como os posts dele normalmente não têm comentários, só os posso criticar aqui.

No comments: