Saturday, September 22, 2007

"- Os moços não sabem nada"

"- O ensino está dominado pelo facilitismo"

"- Os programas escolares estão infantilizados"

Esta conversa é recorrente sempre que se fala da educação em Portugal - mas ao ver o concurso "Sabe mais do que um miúdo de dez anos", concluo que as pessoas que dizem isso, ou são parvas, ou são ignorantes.

Pelos vistos, agora faz parte do programa da primária: os satélites de Saturno (coisa que eu nunca aprendi na escola), o elemento neutro da multiplicação (coisa que eu só aprendi no primeiro ano do ciclo), o elemento absorvente da multiplicação (também só aprendi no primeiro ano do ciclo e a minha mãe nunca aprendeu), a magnetite (coisa que eu nunca me lembro de ter falado na escola), o calendário juliano (penso que, antes, isso era programa do liceu), etc.

Se atendermos a que, hoje em dia, toda a gente entra na escola com 5-6 anos, enquanto no meu tempo ainda houve alguns que entraram com 7 (e era essa a idade com que toda a gente entreva nos tempos do "ensino exigente" do Estado Novo), então só se pode concluir que o ensino é muito mais puxado do que era antigamente (e não menos, como é de bom tom dizer-se).

Ecada vez tenho mais curiosidade para saber quais seriam os resultados deste exame.

No comments: