Thursday, August 14, 2008

Esperança de vida e cabelos compridos

Tive uma ideia para um estudo estatistico - ver se as pessoas que usam o cabelo comprido têm uma esperança de vida maior ou menor das que usam cabelo curto (reconheço que será díficil arranjar os dados para esse estudo). Eu penso que a esperança de vida será maior para quem costuma usar cabelo comprido.

Alguêm poderá argumentar "Não seria melhor controlar esse estudo por sexos? Afinal, as mulheres tendem a ter uma maior esperança de vida e são mais dadas a usar cabelo comprido. Isso não afectaria os resultados?".

Ao que eu respondo que isso (controlar para variáveis adicionais, como o sexo) não passaria de uma forma de manipular os resultados para servir alguma agenda politicamente correcta.

2 comments:

Anonymous said...

««Isso não afectaria os resultados?".»»

Claro que afectaria. Mas o cabelo comprido continuaria a ser um bom proxy de longevidade. Não tão bom quanto o sexo, mas suficientemente bom. O mesmo se passa com a imigração. "imigrante" é melhor proxy de criminoso do que "português". Note-se que as pessoas comuns não andam atrás de uma teoria da imigração mas sim de proxies que os ajudem a encontrar regularidades no mundo à sua volta.

Luís Bonifácio said...

Acho que há um estudo mais interessante:

Cabelos compridos na juventudo - Bola de bilhar na meia-idade.

Será que há um grande grau de correlação.

Ao nível das gadelhas não sei, mas ou nível das ideias políticas acho que deve ser de 1.