Tuesday, August 05, 2008

Dissonâncias cognitivas

Henrique Raposo no seu post Livros "Atlântico" 48, O Avante não quer publicar isto? reflecte um pouco sobre Estaline e a sua natureza no contexto vindos dos factos supostamente esquecidos: apresenta a invasão da Polónia a a questão filandesa e... o pacto Germano-Soviético, etc.

Mas quanto mais HR e outros parecem que descobrem algo de novo mais apetece perguntar:

E o pacto Roosevelt-Churchill-Estaline?

Com a agravante que já foi depois de todos esses grandes males apontados, depois de se saber das purgas e da fome na Ucrânia (estes durante os anos 30)? E Roosevelt tratava carinhoasamente Estaline por "Uncle Joe" a quem tudo deu por causa do seu sonho chamado ONU.

PS: Estaline invadiu a Polónia sim, quinze dias depois de Hitler, mas ainda assim, como que recuperou território que já tinha sido da Rússia via Ucrânia.

Eu se fosse à Atântico, publicava algo sobre o livro de Buchanan. Estaline ganhou a guerra e territórios que nunca tinha sonhado, incluindo a Polónia por quem a Inglaterra declara a guerra e acaba a perder o Império (Churchill ainda em 43 afirmava que o Império iria ainda conhecer novos apogeus, como se 1/3 do território e população mundial fosse pouco - sim, mas os japoneses é que eram imperialistas ... ).

De resto, Estline mereceu-a. Morreram 15 milhões de russos enquanto que ingleses (como franceses) menos que a Primeira Guerra Mundial.

PS2: Também se exagera quanto aos supostos planos expansionistas de Estaline pós-WWII. Este nem sequer ajudou os comunistas Gregos embora Truman tenha usado a desculpa para a sua Guerra Fria. Estaline limitou-se a gerir o que lhe tinham posto nos braços. "Socialismo num País" era o seu mote (razão para a dissidência de Trostky e a sua Revolução Internacional -a qual, diga-se vai aparecer mais tarde nos --- Neoconservadores). Não era parvo. Os impérios caiem por overextension e uma guerra a mais que não resistem fazer.

No comments: