Tuesday, September 22, 2009

Porque em Portugal há a tradição de o partido mais votado formar governo?


Eu creio que é uma consequência de Portugal, durante muito tempo, ter tido um sistema de 4 partidos (o PRD só teve importância real numa eleição e a UDP nunca elegeu mais que um deputado; quanto ao PSN, UEDS, etc. foram tão passageiros como o PRD e tão pequenos como a UDP).

Só com quatro partidos é dificil fazer uma combinação maioritária sem o maior partido (a única hipotese seria uma aliança entre o 2º e o 3º, se a diferença de 1º para o 2º fosse menor que a do 3º para o 4º).

Note-se que os paises em que por vezes o maior partido não está no governo são, por regra, países com uma carrada de partidos no parlamento, como Israel (em que as divisões esquerda-direita, "pombas"-"falcões", seculares-religiosos, sefarditas-askenazis e árabes-judeus permitem inúmeras combinações), os paises nórdicos (em que à direita continuam a existir todos os "partidos burgueses" do século XIX e ainda mais uns quantos) ou Timor-Leste (sem comentários...).

Além disso:

- Um desses 4 partidos (o PCP e as suas "frentes eleitorais") era (é?) considerado inaceitável para coligações; ora, num sistema de 4 partidos em que um é "incoligável", ainda mais dificil é criar uma combinação sem o maior partido

- O partido "maldito" costumava ficar em 3º lugar; num sistema de 4 partidos em que o 3º é incoligável, não é difícil formar uma maioria sem o maior partido - é impossivel.

1 comment:

miguel said...

Obrigada pela resposta.

Eu também não tenho uma resposta clara, e ela dependerá muito da concepção que cada um tem da democracia representativa. Se o voto é a escolha de um representante das minhas ideias que debaterá com os outros representantes (logo uma coligação sem o maior partido fará todo o sentido) ou é um voto num concurso onde tem que haver um vencedor, que seja hierarquicamente superior.

Em 2004 eu recordei várias as tristemetne famosas eleições austríacas de 1999, onde os socialistas tendo ficado em primeiro bem à frente dos segundos, não formaram governo. E nesse caso apenas houve 4 partidos a eleger deputados.