Thursday, May 17, 2007

"Muito movimento - isto já é Verão"

Foi o que pensei quando me estava a deslocar para um debate na sede do BE de Portimão. Depois lembrei-me que estava a passar na rua da Policia Judiciária.

1 comment:

Luiz Eduardo said...

Bom, seu blog é bem legal. Acho, que já conhecia ele de um post que mencionava Kevin Carson. Entrei agora por causa do seu comentário no "Ação Humana".

Esse ponto do serviço de segurança numa sociedade anarquista é sempre polêmico. Vou colar alguns comentários feitos por mim nunha discussão sobre isso:

Eu acredito na cooperação voluntária, acho que indivíduos deveriam estar disposto da sofrer o uso da força caso quebrem as leis que se tornaram dispostos a seguir.

A pergunta é: Ora, mas o que voce está fazendo é uma defesa do Estado, do contrato social? Minha resposta é: não.

Como já falei, meu principal problema com o estado é que ele não é realmente voluntário. O indivíduo simplesmente não pode requerer o direito de ignorar o estado (mesmo que isso significasse sua exclusão da rede de proteção) ou o direito de se separar do estado.

Meu modelo de serviço de segurança e justiça numa sociedade libertária seria ligeiramente mais radical do que a democracia federalista, seria algo como uma democracia federalista realmente hardcore. Pequenas cooperativas de auto-proteção e leis próprias das quais o indivíduo escolheria participar e das quais o mesmo teria liberdade de recusar o serviço.

Dessa forma, o incentivo para que indivíduos seguissem as leis seria o medo de perder a proteção da cooperativa e o incentivo para que não surgissem leis opressoras seria a possibilidade de renúncia dos protegidos.

É o tipo de sociedade que dependeria muito da disposição individual em viver livre? Sim. Mas há outro jeito? Eu acho que sou um cara otimista. Mesmo no sistema atual, onde ainda há elementos extremamente opressores, eu duvido que algumas das tiranias da Velha Ordem pudessem ser restabelecidas porque as pessoas simplesmente não estariam dispostas em consetir tal coisa.


Desculpa, ficou grande. Mas o modelo que eu apoio, e em qual estaria disposto a participar, é o de cooperativas de auto-defesa. Algo semelhante ao federalismo proudhoniano, à auto-gestão. Acredito que a liberdade é a melhor opção sempre, inclusive no setor de justiça e segurança; e acredito que essa liberdade levaria aos mais diferentes modelos de organização.

Sobre anarquistas e "esquerda" e "direita", bem, isso tem se tornado um ponto comum no meu blog. Acho que o diálogo entre correntes poderia ser bem maior.

P.S: Reisman é um babaca!