Thursday, May 31, 2007

Re: ganhos de curto prazo

João Miranda escreve "É evidente que as greves podem dar ganhos de curto prazo, mas também debilitam as empresas impedidindo-as de atrair e/ou de acumular capital. O que a médio prazo implica despedimentos e salários mais baixos que aqueles que poderiam ser pagos se não se fizessem greves".

Ou seja, JM argumenta que, quando um sindicato consegue salários mais altos no presente, acaba por debilitar a empresa e fazer com que os salários sejam mais baixos no futuro. Talvez, mas de qualquer maneira, os trabalhadores podem investir o acréscimo salarial que obtiveram agora (se os trabalhadores tiveram fortes preconceitos anticapitalistas, em vez de investirem em acções ou fundos, podem simplesmente amortizar as suas dívidas, p.ex., empréstimos para habitação), o que, a médio prazo vai gerar rendimentos adicionais (ou poupanças adicionais, no caso dos juros da dívida) que, possivelmente, mais que compensarão os salários serem mais baixos.

2 comments:

hm said...

ou será apenas, não façam greve para não terem de ver a vossa empresa fechar no futuro por vossa causa (dos grevistas). Haverá chantagem mais infantil que esta?
No meu tempo de recursos humanos estimulava-se os trabalhadores com prémios de produção, ou participaçao nos ganhos da empresa, hoje em dia é com ameaças de despedimento e baixas salariais... enfim estes economistas é que devem saber, afinal o salário deles não pára de subir.

Anonymous said...

"se os trabalhadores tiveram fortes preconceitos anticapitalistas, em vez de investirem em acções ou fundos, podem simplesmente amortizar as suas dívidas, p.ex., empréstimos para habitação"

Muito selectivos, esses preconceitos. Só aceitam renumerar o capital quando é dos outros.