Friday, December 12, 2008

Inteligência e rendimento

Alguns textos do blog Half Sigma, onde o autor expõe as suas conclusões de que uma maior inteligência estará associada a um menor rendimento, se controlarmos para o nivel de educação (isto é, entre pessoas com as mesmas habilitações - sobretudo no nível de licenciatura - as mais inteligentes tenderão a ganhar menos).

O autor chegou a essa conclusão estudando os dados do General Social Survey, uma base de dados de consulta livre on-line com informação comparável a um censo em miniatura da população dos EUA.

High IQ may cause LOWER income
High IQ does not result in higher income, part II
Higher intelligence causes lower income (for people with bachelor's degrees), part III


Algumas notas:

  • Embora os titulos falem em "Q.I.", o que está realmente a ser medido são os resultados num teste de vocabulário (o WORDSUM) feito nas entrevistas do GSS (imagino que seja algo com perguntas do género "Ouro está para prata como mar está para...").
  • Em termos absolutos, continua a haver uma associação positiva entre o rendimento e "inteligência" (medida pelo WORDSUM), já que as pessoas com maiores resultados no WORDSUM têm, por regra, mais habilitações.

Diga-se que o Half Sigma pode ser considerado um blogue de extrema-direita, e o autor começou por fazer essas pesquisas com a intenção de provar a tese contrária (de que a elite económico-social era composta pelos individuos "geneticamente" mais inteligentes), mas, face aos dados, mudou de opinião, o que demonstra uma honestidade intelectual maior que a minha (eu, quando vou à procura de estatisticas para provar alguma tese minha, das duas uma: se as estatisticas comprovam a minha opinião, faço um post sobre o assunto e apresento as tais estatisticas; se não comprovam, simplesmente não faço nada).

No comments: