Tuesday, February 10, 2009

A "teoria do valor trabalho"

Em que consiste a "teoria do valor-trabalho"?

Na ideia de que o valor de troca de uma mercadoria é determinada pelo tempo de trabalho socialmente necessário para produzir essa mercadoria (por outras palavras, a razão porque a mercadoria A é mais cara que a mercadoria B é porque dá mais trabalho produzir A do que B).

Algumas notas:

No contexto da teoria do valor trabalho, "mercadoria" refere-se apenas a mercadorias a que seja possivel fabricar cópias - p.ex., a teoria não é suposto aplicar-se a um Picasso original: como não é possivel reproduzir esse bem (é possivel fazer cópias, mas não mais originais do quadro), o seu preço pode ser muito maior ou menor do que o trabalho que o Pablo teve a pintá-lo (suspeito que provavelmente será maior). Pelo contrário, no caso de copias do quadro, estas tenderão a ter um valor de mercado equivalente ao trabalho que dá produzi-las.

O "valor" não é exactamente a mesma coisa que o preço - de acordo com a TVT, o preço pode (pelo menos temporariamente) ser maior ou menor que o "valor". O "valor" é mais uma espécie de "preço médio a longo prazo".

Quando se fala em "trabalho socialmente necessário", está-se a incluir todo o trabalho, directo e indirecto, presente e passado, necessário para produzir o bem em questão. Assim, o trabalho necessário para se produzir um carro inclui, não apenas o trabalho feito na fábrica de automóveis, mas também o trabalho que foi gasto para produzir as peças dos carros, as máquinas da fábrica, a energia utilizada, etc.

A TVT considera que o valor é determinado pelo tempo de trabalho médio: se duas fábricas produzirem o mesmo bem, e se a Fábrica A for menos eficiente e utilizar mais trabalho para produzir uma unidade de bem que a Fábrica B, isso não significa que a produção da Fábrica A será mais cara do que a da Fábrica B - os bens serão vendidos a preços similares, e a Fábrica B terá mais lucro do que a A.

Um ponto importante - a TVT é positiva, não normativa. Os proponentes do valor trabalho não dizem que uma mercadoria deve ter um preço determinado pelo trabalho necessário para a produzir, mas sim que o preço é determinado pelo trabalho necessário para a produzir.

E outro ponto ainda mais importante: a TVT pretende explicar o valor de troca de uma mercadoria (isto é, o que determina o seu preço), não o seu valor de uso (a utilidade que tem para o consumidor). Assim, se alguêm disser "A teoria do valor trabalho está errada, porque um bem pode ter dado uma trabalheira a produzir no entanto não ter qualquer valor para mim; p.ex., se eu não usar gravata, que me interessa o tempo de trabalho que foi necessário para produzir a gravat?", o que essa pessoa está a dizer é "Não sei do que estou falando".

Agora, uma questão: a TVT está certa ou errada? Na minha opinião, está errada na teoria mas quase certa na prática. É o que vou tentar demonstrar no próximo post.

No comments: