A metodologia de trabalho do Externato As Descobertas, que ficou em primeiro no ranking do Diário de Noticias para as escolas do 9º ano:
Se entrar numa sala de Infantil ou de Primária, verá alunos trabalhando simultaneamente em áreas diferentes: um pequeno grupo trabalha em Matemática, outro em Actividades Plásticas, outro constrói "Legos" e outro ainda trabalha em Português. Verá ainda o professor circulando e apoiando estes vários grupos. A este método, de origem anglo-saxónica, chama-se Open Classroom.
Se entrar numa sala de Infantil ou de Primária, verá alunos trabalhando simultaneamente em áreas diferentes: um pequeno grupo trabalha em Matemática, outro em Actividades Plásticas, outro constrói "Legos" e outro ainda trabalha em Português. Verá ainda o professor circulando e apoiando estes vários grupos. A este método, de origem anglo-saxónica, chama-se Open Classroom.
Fácil é de ver, que com este método, é o aluno que faz o seu próprio horário e que os alunos aprendem a dosear ao longo do dia os seus tempos e trabalhos. Também assim o professor pode dar respostas individualizadas, ou seja, dar a cada aluno o que ele necessita. Esta é, quanto a nós, a verdadeira igualdade.
Eu gostaria de apresentar isso como prova das vantagens das "pedagogias não-directivas", mas não posso: o externato apresenta-se a si mesmo como "criado em 1973 para dar resposta a crianças que, bem dotadas, tinham insucesso escolar". Ou seja, o público alvo desse colégio parecem ser "crianças bem dotadas", o que pode ser a explicação para os seus bons resultados nos exames do 9º ano (tal como também não são surpreendentes os bons resultados obtidos no 12º ano por escolas ligadas a uma congregação religiosa que recruta sobretudo entre quadros superiores e afins).
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