Em resposta à questão que pus ontem, o dia da semana para que é mais frequente serem convocadas greves gerais é terça-feira: desde o 25 de Abril, houve 2 greves gerais à terça (11 de Maio de 1982 e 10 de Dezembro de 2002), uma à quarta (30 de Maio de 2007), uma à segunda (28 de Março de 1988) e uma à sexta (12 de Fevereiro de 1982). Ao contrário da I República (em que uma greve começou a 16 de Junho de 1917), não têm ocorrido greves gerais ao domingo.
Claro, se estivêssemos a falar de greves apenas da administração pública (e não gerais), não me admirava nada que o estereótipo das sextas-feiras se confirmasse, mas dá muito mais trabalho ir verificar porque: a) são muitas mais; e b) é dificil distinguir as greves "a sério" das "greves" que são declaradas apenas para justificar a falta dos trabalhadores que vão a alguma manifestação.
1 comment:
Se não contabilizarmos a segunda greve de 82 (que foi convocada "em cima da hora" como protesto pelos assassinatos policiais da semana anterior), temos uma greve a cada dia da semana excepto à quinta. Será que a próxima vai ser a uma quinta, para fazer juz à máxima "40% de todas as greves são convocadas junto ao fim de semana e apenas 20% à quarta-feira" ?
Post a Comment