Wednesday, January 19, 2011

A sondagem da Marktest

A Marktest acabou de divulgar uma sondagem dando 61,5% a Cavaco Silva, 15% a Manuel Alegre, 12,7% a Fernando Nobre, 3,3% a Francisco Lopes, 2,1% a José Manuel Coelho e 1,2% a Defensor de Moura (via 31 da Armada) - pelos vistos Cavaco perdeu 17 pontos percentuais face à anterior sondagem da Marktest (que lhe dave 78% dos votos).

Regra de ouro para sondagens - nunca acreditar numa sondagem que dê a um candidato do PCP menos que uns 7% (e mesmo isso é pouco, para uma eleições que vão decorrer 2 dias depois de milhares de trabalhadores do sector público receberem o ordenado reduzido).

Mas agora vamos lá ver os detalhes dessa sondagem - realizaram 802 entrevistas: 156 na Grande Lisboa, 88 no Grande Porto, 155 no Litoral Norte, 181 no Interior Norte, 129 no Litoral Centro e 93 no Sul; a distribuição faz todo o sentido: a região onde entrevistaram mais gente foi o Interior Norte, que é também a região mais povoada do país.

É difícil comparar esses números com a distribuição da população, já que eu não sei bem o que se entendem por "Grande Lisboa", "Interior Norte", etc., mas vou tentar comparar esses agregados com os eleitores por distritos:

Sondagem Realidade (tirado daqui)
Grande Lisboa 19% Lisboa + Setúbal 27%
Grande Porto 11% Porto 17%
Litoral Norte 19% Braga + Viana +Aveiro 18%
Interior Norte 23% Bragança  + Vila Real + Viseu + Guarda + Castelo Branco 12%
Litoral Centro 16% Coimbra+Leiria+Santarém 13%
Sul 12% Portalegre + Évora + Beja + Faro 8%
Ilhas 5%

Mas a distribuição dos inquéritos nessa sondagem tem alguma coisa a ver com o "país real" (e o "pais real", por mais que desagrade aos maurrasinos conscientes ou inconscientes, não é uma aldeia na Guarda, é uma urbanização na Damaia)? Mesmo que admitamos que Aveiro e parte de Lisboa tenham ido para o "Litoral Centro", parte do Porto para o "Litoral Norte" e parte de Setúbal para o "Sul" (reconheço que a Zambujeira do Mar não é bem "Grande Lisboa"), essa proporções parecem-me muito desproporcionadas.

Admito que seja possivel que os autores da sondagem tenham depois feito ajustes aos resultados para compensar a má distribuição geográfica, mas isso iria aumentar a margem de erro da sondagem (logo, como eles anunciam um erro de 3,46%, duvido que tenham feito isso).

Adenda - estas são as regiões da Marktest; confesso que são bastante diferentes dos distritos que assumi

[Post publicado no Vias de Facto - podem comentar lá]