Sunday, September 10, 2006

Administrácio

O elemento mais pesado conhecido pela ciência foi descoberta no centro de investigação de uma das principais unversidades norte-americanas.

O elemento, que foi designado com “Administrácio”, não tem protões nem electrões, e portanto, tem um número atómico de 0. No entanto, ele tem 1 neutrão, 125 neutrões assistentes, 75 vice-neutrões e 111 vice-neutrões assistentes, dando-lhe uma massa atómica de 312. Essas 312 partículas são mantidas unidas no núcleo por uma força que envolve a continua troca de partículas (semelhantes aos mesões) chamadas “morons” (os cientistas são norte-americanos; ainda não há tradução portuguesa).

Como não tem electrões, o Administrácio é inerte. No entanto, pode ser detectado quimicamente porque impede qualquer reacção com que entre em contacto. De acordo com os descobridores, uma pequena dose de Administrácio originou que uma reacção, que normalmente ocorre em menos de 1 segundo) demorasse 4 dias a ser completada.

Administrácio tem uma vida média de aproximadamente 3 anos. Ao fim deste tempo, ele não se desintegra, mas, em vez disso, tem uma transmutação interna, em que os neutrões assistentes, vice-neutrões e vice-neutrões assistentes trocam de posições. Alguns estudos têm mostrado que a massa atómica, na realidade, aumenta após cada reorganização.

Investigadores de outros laboratórios indicam que o Administrácio surge naturalmente na atmosfera. Tende a concentrar-se em certos locais, tais como agencias governamentais, grandes empresas, etc. O elemento pode ser encontrado nos edifícios mais novos, melhor desenhados e com melhor manutenção.

2 comments:

Anonymous said...

O post está fantástico. Parabéns.

Miguel Madeira said...

Os parabéns devem ser dirigidos ao William DeBuvitz, não a mim