Saturday, September 16, 2006

"Já podem ir de autocarro sozinhos"

Ontem, no Diário de Noticias, numa reportagem sobre a escola pública e privada, era entrevistada uma família que tinha os filhos no "privado", mas dizia que, depois do 9º ano, iriam para o "público" e explicavam "Nessa altura já são autónomos e podem ir sozinhos no autocarro".

Espero não ter percebido bem o artigo (eu li-o só de raspão), porque, se tiver percebido bem, é de entrar em choque - só a partir do 9º ano (i.e. aos 14/15 anos) é que os adolescentes têm autonomia para andarem sozinhos no autocarro??? No meu tempo (n. 1973), as crianças de Alvor, Montes de Alvor, Ferragudo, Parchal, Mexilhoeira, etc., a partir do momento em que iam para o "ciclo" (aos 10 anos), iam e vinham de autocarro para Portimão todos os dias!

Será que as C+S ao pé da porta, o facto de todas as familias terem carro e a mania de porem os filhos em tudo o que é "actividade" (na música, na natação, no inglês, no futebol, etc.) está a destruir a capacidade das crianças para agirem autonomamente? Ou (suspeito que será isso) serão os pais que subestimam as capacidades dos seus filhos?

1 comment:

Anonymous said...

esta questão dava pano para mangas.
acho que eles crescem depressa demais para umas coisas e devagar para outras.

claro que isto é um mero exercicio que faço por experiencias proximas.

se por um lado, eles sabem muito mais cada vez mais cedo, por outro perderam um pouco a espontaneadade e a rebeldia.

de resto, e falando de crianças...não conheço nenhuma que tenha ou queira horas ou dias exactos para determinadas actividades.

as pessoas esqueceram-se que ser adulto é uma chatice.

admito que estou a "romantizar", talvez, a questão, mas já 5:30 da matina.