Friday, July 01, 2011

O imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal

Há uma coisa que ainda não percebi acerca do tal imposto de 50% do subsidio de Natal - esse imposto é literalmente de 50% sobre a parte do subsidio de Natal acima do salário mínimo, ou é-o metaforicamente?

Isto é, no mês de Novembro, a parte do subsidio de Natal acima do SMN vai ser sujeita a uma taxa de 50%?

Ou, a partir de agora e até ao fim do ano, todos os vencimentos acima do SMN vão ser sujeitos a uma taxa de para aí uns 7%, o que se estima que vá representar para o contribuinte um custo total equivalente a metade do subsídio de Natal?

4 comments:

Anonymous said...

Com tanto Ministro que - teoricamente - sabe matemática no Governo (a começar pelo Nuno Crato) a solução é a «literal», até porque se assim não for quem ganhar menos do dobro do SM vai levar menos para casa do que quem o ganha; e isso talvez seja uma coisa difícil de explicar a todos esses portugueses.
JM

Miguel Madeira said...

Na solução "metafórica", se todos os meses a parte do vencimento que ultrapassa o SMN for sujeita a um imposto extra de 7%, quem ganha entre ]1 SMN, 2 SMN[ também não fica a ganhar menos que o SMN

JoaoMiranda said...

1/14 do rendimento anual tributável

Miguel Madeira said...

Portanto, é a tal solução "metafórica"? Isto é, diz-se que é "50% do subsidio de natal" como se poderia dizer que é "50% do ordenado de Agosto"?