Tuesday, March 06, 2007

A indisciplinaeviolência nas escolas

Frequentemente fala-se/escreve-se do problema da "indisciplinaeviolência nas escolas" (bem, normalmente é escrito "indisciplina e violência", mas como as palavras vem sempre em conjunto, quer dizer que são considerados o mesmo conceito e não duas coisas distintas).

Mas o que eu quero dizer é que "indisciplina" e "violência" são coisas distintas: podemos ter indisciplina sem violência: alunos a jogarem à batalha naval ou a lerem livros de quadradinhos durante uma aula é indisciplina mas não é violência; e, mais importante, podemos ter disciplina e violência: escolas de elite como o Colégio Militar ou as "public schools" inglesas são bastante disciplinadas e, ao mesmo tempo, têm grande fama (não sei se proveito) de violência entre os alunos.

Já agora, quando se fala de "violência", seria também conveniente distinguir entre a violência simétrica, como dois alunos (ou dois grupos) à pancada (ou à facada) um com o outro, e a violência assimétrica (o chamado bullying), em que há uma divisão clara entre agressores e agredidos (e que tem por objectivo, exactamente, marcar essa divisão). Arriscaria-me a dizer que a violência que está mais especificamente associada à indisciplina (e a meios sociais problemáticos) é a primeira; quanto ao "bullying", pode facilmente coexistir com um ambiente "disciplinado", já que, como por regra se trata de violência de baixa intensidade prolongada no tempo, é relativamente "invisível" e não chega a ser considerado "indisciplina" (porque não perturba a "ordem pública" na escola) - se calhar, até é mais provável que seja nos casos em que os agredidos reagem que mais se fale em "indisciplina e violência".

No comments: