Monday, August 24, 2009

Livros e links sobre modelos sociais alternativos

Um leitor pergunta-me "existe algum livro que tente explicar com algum pormenor como funcionaria uma sociedade anarquista? (ou já agora, trotskysta)".

A respeito do anarco-sindicalismo temos "A Conquista do Pão" de Kropotkin e os últimos capítulos da "Concepção Anarquista do Sindicalismo", de Novo Vasco (Ed. Afrontamento).

Temos também (saindo dos livros para os sites) a secção "What would an anarchist society look like?" do Anarchist Faq (nota - esta secção foi bastante revista na semana passada, mas imagino que não esteja menos detalhada do que da última vez que a li).

No anarquismo individualista, temos "Individual Liberty", uma colectânea de texto de Benjamin Tucker.

No anarco-capitalismo, penso que temos "The Machinary of Freedom" de David Friedman (o filho do Milton).

A respeito do trotskismo, temos "Da Comuna ao Maio de 68" de Ernest Mandel (Ed. Antidoto). On-line temos The Dictatorship of the proletariat and socialist democracy e In Defence of Socialist Planning, também de Mandel.

Já agora (e a titulo de bónus), no comunismo de conselhos temos alguns capitulos d'"A Contra-Revolução Burocrática" (vários autores) e, sobretudo, "As Tarefas dos Conselhos Operários", de Anton Pannekoek (ambos das Ed. Centelha, a actual Fora do Texto). Em inglês e on-line temos "Workers Councils" de Pannekoek ("As Tarefas..." são uma tradução do primeiro capítulo desta obra).

1 comment:

Anonymous said...

agradecido.