Wednesday, November 17, 2010

Democracia

Como já escrevei anteriormente, o voto universal, que constitui uma capacidade de invadir direitos de propriedade de terceiros, é a origem da sua deriva para a auto-destruição.

A cada programa de colecta de impostos e redistribuição, várias forças concorrem:

- o número de beneficiários líquidos directos e indirectos do OE vai aumentando, e o número de contribuintes líquidos diminuindo. Com o tempo, o voto universal assegura um conflito de interesses (os beneficiários detêm a capacidade de votar no seu interesse, pago pelos contribuintes líquidos) e uma percepção que mais vale estar do lado dos beneficiários que do lado dos contribuintes.

- a transferência de riqueza, pensemos no rendimento mínimo garantido (podemos reduzir todo o aparato do estado social a um rendimento mínimo), desincentiva os rendimentos imediatamente superiores a serem contribuintes, e incentiva sim, a juntarem-se aos beneficiários, quer por deixar o estatuto de contribuintes líquido, quer por pressionar via voto, a que a fasquia do rendimento mínimo seja aumentado.

- a democracia e um sistema monetário que permite a inflação quantitativa de moeda para suportar os défices parece estar ligado, e também aqui, a pressão da maioria silenciosa de um número crescente de beneficiários líquidos, pressiona a recorrer à inflação quantitativa para adiar os problemas que a prazo se vão acumulando.

Por tudo isto, o que alguns autores estabeleceram como um ciclo histórico de regimes entre democracia, desabamento, monarquia, talvez não seja disparate.

No comments: