Friday, June 29, 2007

Mais uma fotografia (e mais qualquer coisa)

















Esta é a Rua José Buísel, aonde são perpendiculares muitas das vielas abaixo mostradas. Esta rua é um exemplo típico de como a "Rua X" ou a "Escola X" podem ser mais famosos que o X propriamente ditos: se fizermos uma busca no Google por "José Buisel" ou por José Buisel, quase só nos aparecem referências à "Escola EB23 Prof. José Buísel" ou a "Rua José Buísel", não ao José Buísel propriamente dito (um professor anarquista da primeira metade do século passado). E se pesquisarmos sem "escola" e sem "rua", só nos aparecem artigos com moradas na "R José Buísel" ou sobre a "EB 23 José Buísel". A única maneira de descobrirmos quem foi esse José Buísel é fazer uma pesquisa sobre Negrão Buisel e, aí sim, aparece-nos (integrado no site da escola) um artigo sobre ele:

Professor, político e pedagogo.

Nasceu em Portimão, a 27 de Outubro de 1875.

Faleceu em Lisboa, a 8 de Maio de 1954.

(...)


Teve o casal Negrão Buísel seis filhos, a quem deu formação superior, entre eles José, que viria a ser um notável professor e que abraçaria a ideologia anarco-sindicalista, que lhe traria muita fama e maiores dissabores.



Muito culto, falando várias línguas, fundou o colégio Lusitano, em Portimão, por onde passaram muitos e muitos jovens, cujos pais, concordando ou não com as opções políticas do professor, reconheciam a sua competência e os seus dotes de carácter.

Era sabido que, se havia um aluno pobre, o professor"esquecia-se" de cobrar a mensalidade. Era a sua norma: os ricos pagam para que os pobres também possam estudar.

Durante as suas inúmeras prisões, as aulas eram asseguradas, primeiro por um ou dois dos irmãos, depois pelos filhos, e o sustento da família vinha, em parte, da solidariedade da gente simples: pescadores que forneciam peixe, mulheres da praça que levavam ovo e hortaliça, etc.

Conta um dos seus muitos descendentes, a neta Júlia Buísel:

"Recentemente encontrei uma senhora com cerca de 80n anos que ouvindo o apelido Buísel recordou ter sido aluna do meu avô. Lembrava-se que, quando ele regressava da prisão, o povo juncava o chão de rosmaninho desde Ferragudo até Portimão e acompanhava o professor em ar de procissão, ouvindo o grito da boca de homens simples: viva o professor Buísel, viva o pai dos nossos filhos. Expressão que definia bem o carinho e a consideração dos pais dos alunos pelo meu avô, homem bom que lhes educava os filhos como se seu pai fosse."

Sabe-se porém, que algumas vezes calor da multidão aquecia o sangue do político, e ei-lo, no coreto do jardim público, fazendo os seus discursos desassombrados, o que levava a nova prisão, sem tempo de ir a casa ver a família e mudar de roupa. Estas eram prisões ligeiras, resolvidas no Governo Civil de Faro. Porém, com o refinamento da repressão, foi preso no Limoeiro, onde esteve preso durante quatro anos à espera da decisão do tribunal, que acabou por lhe fixar residência no Monte Estoril.

(...)

Internado no Hospital do Desterro, vigiado por dois agentes da PIDE, regalava-se a fazer discursos políticos em inglês, que os pides não compreendiam, mas que deliciavam os médicos.

Guardado à vista, faleceu no Hospital do Desterro um homem tão bom que abria a gaiola dos pássaros para que estes gozassem a liberdade que ele tanto amava.

Ou seja, quem não faça a mínima ideia de quem foi esse José Buísel dificilmente poderá descobrir quem foi, já que é preciso um mínimo de conhecimento prévio para descobrir que o outro nome de família era "Negrão" (um aparte: não sei se a mania dos anarquistas de libertar os pássaros das gaiolas - também testemunhada na Guerra Civil de Espanha - será boa ideia; afinal, o mais provável é que eles não saibam como se alimentar e acabem por morrer à fome - ou será que eu estou no caminho que justifica o "despotismo benevolente"?).

2 comments:

ié-ié said...

E descobri hoje que Júlia Buisel é meia-irmã de Ian (António) Buisel, que foi guitarrista do Tony Jackson Group, grupo dos anos 60. Tony Jackson fez parte dos Searchers. Há um EP de Tony Jackson Group, gravado em Portugal, que é um discos mais raros da música pop britânica, alcançando verbas consideráveis no eBay. Só hoje percebi a relação com Portugal.

Luís Titá

Miguel Madeira said...

Pois, a Júlia e o Ian são netos do José Buisel.