Monday, June 25, 2007

Pré-primária obrigatória?

Fala-se em a pré-primária passar a ser obrigatória (aos 5 anos). Eu, aos 5 anos, andei apenas alguns meses na pré-primária e detestei (e antes nunca tinha andado em tal coisa). No entanto, apesar de quase não ter tido pré-primária, nunca reprovei nenhum ano da primeira classe até completar a faculdade (reprovei algumas disciplinas, mas não nenhum ano); assim , interrogo-me sobre se fará sentido tornar a pré-primária obrigatória - o único argumento para isso seria o "interesse da criança"; ora, o exemplo apresentado (baseado numa representativa amostra estatística de 1 pessoa) parece demonstrar que a frequência da pré-primária não é determinante para o sucesso escolar futuro (o argumento que costuma ser usado para defender a obrigatoriedade do pré-escolar).

Pode-se argumentar que isso é uma questão irrelevante, já que, mesmo sem obrigatoriedade, quase todas as crianças andam no pré-escolar, mas acho que não é assim tão irrelevante: mesmo as crianças que andam na pré-escola, às vezes têm dias em que não querem ir para "o colégio" e acabam por passar esse dia em caso dos avós, de outros parentes, de algum amigo, etc.

Com a obrigatoriedade da pré-escola, imagino que isso deixasse de ser permitido (ou, pelo menos, passaria a ser mais complicado).

Nota sobre o assunto - eu sou a favor da absoluta gratuitidade do sistema pré-escolar; só sou contra a sua obrigatoriedade.

Notas sobre o meu percurso - poderão ser dados dois argumentos contra a minha validade como exemplo:

1º) Eu sou oriundo de um meio de classe média - talvez para crianças oriundas das classes socialmente subjugadas a pré-primária possa ter efectivamente utilidade para o sucesso a longo prazo (enquanto para as crianças das classes dominantes nem se nota porque é uma vantagem insignificante comparada com todas as outras vantagens)

2º) Eu, quanto tinha 5 anos (tirando o pequeno trecho em que andei na pré-primária) ia, à tarde, para a escola aonde a minha mãe dava aulas e andava por lá - umas vezes ficava na sala, outras vezes ia para o recreio, outras vezes andava a passear pelos campos e bairros à volta (acho que a minha mãe tinha mais ou menos encarregue alguns alunos do turno da manhã - que, como é usual em terras de pescadores e operários conserveiros, passavam o tempo a brincar pelas redondezas - de serem as minhas "amas-secas"); ora, poderá ser argumentado que eu andava numa pré-primária-com-outro-nome, mas acho que não, já que lhe faltava o elemento da "estrutura" - eu não estava sujeito a "orientações pedagógicas", "áreas de conteúdo" e coisas assim.

No comments: