Sunday, July 01, 2007

A conversa foi outra?

A 13/01/2007, em resposta a Henrique Raposo (que dizia que, com David Petraeus a comandar as forças norte-americanas no Iraque, "a conversa ia ser outra"), eu escrevia:

Neste momento, podemos observar que, de Julho a Dezembro de 2006, morreram 470 soldados norte-americanos no Iraque, o que dá uma média de 2,55 mortos/dia (...).

Agora, Henrique Raposo, a respeito da nomeação de David Petraeus para chefiar as forças norte-americanas no Iraque, escreve que "com este menino a conversa vai ser outra". Vamos lá ver - mantendo a mesma métrica, a melhor maneira de confirmar isso é daqui a seis meses ver a tal média diária de Janeiro a Junho de 2007.

Então, vamos lá ver: de Janeiro a Junho de 2007, morrerem 575 soldados norte-americanos no Iraque, o que dá uma média de 3,17 mortos por dia. Não me parecem grandes progressos...


Note-se que não estou a questionar (nem a deixar de questionar) a capacidade de comando de David Petraeus - apenas a realçar que, provavelmente, ele tem uma missão impossível em mãos.

No comments: