Monday, July 23, 2007

Mugabe

Pensando bem, porque é que há tanta polémica acerca de Mugabe vir ou não à conferencia entre a União Europeia e a União Africana? Em que é que Mugabe é pior que grande parte dos outros governantes africanos?

Mugabe é um ditador que manda espancar opositores? Muitos outros o são, e alguns nem se dão ao trabalho de fingir que são "democratas".

Mugabe é um racista, que fomenta o ódio contra a minoria branca (e contra os matabele)? Violência inter-étnica (frequentemente com patrocínio governamental) é o que mais há por essa África.

Mugabe está a arrasar a economia do Zimbabwe? A maior parte dos países africanos são um desgraça pegada em termos de resultados económicos.

Mugabe é um corrupto? Imagino que os outros chefes de estado africanos que venham à conferência seja insuspeitos a esse respeito...

Afinal, qual é a grande diferença entre Mugabe e vários dos outros?

3 comments:

Rui Fonseca said...

Miguel,

Tentei responder à sua pergunta no A destreza das dúvidas, sem sucesso, apesar de ter feito duas tentativas.

Não sei por que razão mas os comentários não estão a ser publicados.

De modo que venho até sua casa trazer-lhe o comentário que lá não está a sair.

"Correndo o risco de voltar a comentar em duplicado, mas não querendo deixá-lo sem resposta à sua questão, digo-lhe que não é por os autarcas encostarem as inaugurações à época das eleições que os munícipes são lesados. Se fosse só essa a questão de algum modo cumpria-se a lei de A. Smith: Os interesses dos autarcas (de preservar ou conquistar o poder) conjugavam-se com os interesses dos munícipes através de realizações vantajosas para eles. O período de inaugurações não influencia, por si, a qualidade da obra

Acontece que, como se refere no "post" de L-AC “os aumentos da despesa servem para construir obras de forte visibilidade, como mercados municipais, estradas e rotundas. Simultaneamente, despesas em maquinaria e outros equipamentos diminuem "

Se os munícipes tivessem a real percepção que o dinheiro gasto em obras de fachada também era deles, formariam a sua opinião ao longo do mandato e, na altura da caça ao voto, votariam em conformidade com a apreciação que tinham feito durante o período todo.

Seguramente que muitos não apoiariam obras de rotundas e estatuárias que manifestamente não lhes interessam.

Não concorda?"

james stuart said...

Sim, Mugabe é diferente de EDUARDO DOS SANTOS em quê?

Miguel Madeira said...

"Não sei por que razão mas os comentários não estão a ser publicados."

No Destreza das Dúvidas os comentários só são publicados depois de autorizados pelos autores do blogue.