Wednesday, March 02, 2011

Are we running out of resources?

1 comment:

ChapeleiroLouco said...

isso não é assim tão linear. se é possível arranjar substitutos?

sim, mas há casos como extinção de especies que demonstram que é preciso mais mecanismos para alem do mercado. outro exemplo é a destruição da floresta amazonica e da indonésia, etc.

o petroleo vai acabar mais tarde ou mais cedo, por outro lado, ainda não há substitutos com uma relação tão rentavel, e mesmo antes de ele acabar não nos podemos dar ao luxo de o usar todo, sobre a forma de energia, por causa do aquecimento global. a não ser que queira virar para o carvão, que é a segunda opção mais barata e que faz "market sense"... e voltamos ao problema...

ora uma forma de tornar rentavel o uso de alternativas mais cedo é ou através de beneficios fiscais ou através de taxas sobre os produtos petrolíferos. e pode querer o CO2 nos mecanismos de mercado, que primeiro já se revelou na europa um fracasso, e segundo não nos podemos dar ao luxo de um crash ou bolhas nesse sector.

se por um lado, há a realidade física, se é verdade que a terra tem um ritmo de regeneração proprio, por outro lado, é impossivel ter um crescimento populacional infinito num unico planeta. mas dirá entao mas a coisa acaba por corrigir-se. e eu respondo: claro, como as bacterias numa caixa de petri, que em termos humanos corresponde a uma mortandade impressionante.