Thursday, March 31, 2011

O que as crianças fazem nas sociedades "primitivas"?

Um assunto que me desperta curiosidade é o que é que será que as crianças fazem nas sociedades de caçadores-recolectores (fazer uma busca no Google não serve, porque a mitologia romantica à volta dessas sociedades significa que haverá montes de artigos na Internet sobre o assunto sem nenhuma relação com a realidade).

Nas sociedades agrárias e no principio da industrialização trabalhavam; nas sociedades industriais avançadas e pós-industriais estudam e andam no ATL (e na música, e no surf, e na natação, e...). Mas nas sociedades recolectoras? A minha dúvida é que não me parece que uma criança de, digamos, 8 anos possa ter qualquer utilidade numa caçada (enquanto pode ter utilidade a ajudar tratar da horta).

1 comment:

Rui Botelho Rodrigues said...

num paper do Hoppe, ele falava das sociedades caçadoras-recolectoras a propósito da primeira forma de divisão do trabalho, que era sobretudo sexual: homens caçadores, mulheres recolectoras. em geral, as crianças acompanhavam as mulheres, até terem idade (entre os 10-13), se fossem homens, para ir aprender a caçar com os outros membros masculinos da tribo.