Wednesday, October 24, 2007

Escolas públicas e privadas

A respeito dos rankings das escolas, comenta-se que "o ensino privado funciona muito melhor que o público". Será?

Pegando no ranking da SIC (pdf), fui calcular a média ponderada das notas de exame das escolas públicas e privadas, isto é, para cada sector, peguei na nota média de cada escola, multipliquei pelo número de alunos que foram a exame nessa escola, somei os valores de todas as escolas e dividi pelo número total de alunos do conjunto das escolas. Resultados:

Nota média no ensino privado: 10,84
Nota média no ensino público: 10,01 (a título de curiosidade, a minha "alma mater" teve 9,73)

Ou seja, uma diferença inferior a um valor (é verdade que, ao não incluir todas as escolas, os dados da SIC podem ter distorcido o resultado, para um lado ou outro). Efectivamente o ensino privado tem melhores resultados que o público, mas serão significativos?

[Quem quiser ver as minhas contas, em MS Excel, pode ir aqui]

4 comments:

Anonymous said...

Não vejo qualquer relevância nesses rankings. É evidente que há mais incentivos para que uma escola privada seja mais exigente do que uma pública.

No entanto é bom não nos esquecermos que a grande maioria das privadas são compostas por alunos de classe média e alta.

Já as públicas acolhem todos os estractos, mas recebem o grosso dos alunos vindos de famílias pobres, logo baixam a média pois além de, em regra, não terem grande apoio em casa, também recorrem menos a explicadores.

Anonymous said...

Para mim há uma conclusão óbvia deste estudo: o governo tem que investir mais na escola pública, em particular nas do interior, para melhorar os seus resultados.

Ou vão dizer-me que os Valsassina estão à espera de uma política cheque-ensino para constuir colégios em Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Ribeira da Pena, Almeida? [localização das escolas com piores resultados do ranking]


------------------------------
Quando é que podemos começar a discutir soluções fora da dialética neo-liberal?

Pedro Gil said...

A melhor medida para acabar com as tretas das "privadas são melhores que as publicas" era instituir os exames como único critério para a entrada na faculdade.

Anonymous said...

Miguel
Pegando em todos as escolas (disponibilizado pelo JN) a diferenca e' ainda menor.

LA-C