Wednesday, March 18, 2009

Viagens no mundo da ideologia

Na ultima convenção do BE (a que fui como observador, não como delegado) comprei um livro (dois, para ser mais exacto, mas este é que interessa) - "A actualidade de Rosa Luxemburgo", de Norman Geras, publicado pelas Edições Antidoto (a antiga editora da "Liga Comunista Internacionalista", o grupo trotskista que deu origem ao PSR e à APSR). O livro tinha algum interesse, embora a parte em que crítica o anarquismo seja muito fraquinha, limitando-se a pouco mais que repetir os argumentos que Engels tinha usado 100 anos atrás.

Mas o que é curioso é que, com os anos, Norman Geras (que tem um blog) passou d'"A actualidade de Rosa Luxemburgo" (escrito em 1976) a isto (suspeito que o Carlos Novais não vai achar tão "curioso" como todo isso).

3 comments:

CS said...

Caro Miguel Madeira. Em reposta a um comentário que deixou no insurgente sobre dívida externa numa UEM, eu sintetizava a resposta nestes pontos:
- pode existir porque os países não perderam soberania;
- há outras coisas mais preocupantes, como o risco de contágio bancário numa UEM em que a Aústria e a Espanha têm o sistema bancário exposto a default.
- o comentário ao post que faz no blogue em causa é contudo induzido em erro pelo post. È falacioso, como expliquei aqui:
http://tinyurl.com/dlblpv
Mas como no Insurgente não posso responder por os comentários estarem sujeitos a aprovação, tenho de lhe vir responder aqui, na esperança que ajude.
Carlos Santos

CS said...

Caro Miguel e caro CN,

Num espaço como o vosso fica uma proposta que pode ser um estímulo e um desafio. No WSJ de ontem um proeminente liberal dizia que os liberais não sabem explicar esta crise. É o falhanço do liberalismo? Deixo o meu contributo aqui http://tinyurl.com/dfq6nj e gostava de ter o vosso.
Abraço,
CS

CN said...

CS

Deixei lá uns comentários.