Friday, March 26, 2010

As contradições no seio da burguesia

Hoje o partido que é o representante por excelência dos interesses da burguesia portuguesa (o PS também representa interesses burgueses mas têm peculariedades especificas) vai a votos.

Actualmente, e nos próximos anos, penso que a maior contradição dentro da burguesia é/será entre os secotres virados para a produção de bens (sobretudo) e serviços que podem ser produzidos num sitio e consumidos noutro (como a agricultura e a indústria), e sectores que produzem bens e (sobretudo) serviços que têm que ser produzidos no sítio onde são consumidos (comércio, construção civil, e a maior parte do sector dos serviços) - a titulo simplificativo, vou chamar ao primeiro grupo "burguesia nacional" e ao segundo "burguesia compradora". Creio que a contradição entre estas facções da classe dominante irá se agravar à medida que questões como a permanência de Portugal no euro comecem a ser discutidas (ver este meu comentário em The Portuguese Economy).

Bem, e como isto se repurcute nos alinhamentos politico-partidários? A minha teoria - a direcção do PS e a "facção Passos Coelho" do PSD representam a burguesia compradora, enquanto o CDS/PP e a "facção Paulo Rangel" do PSD representam a burguesia nacional.

No comments: