Friday, February 03, 2012

Os reaccionários

Sejam quais forem os males e defeitos (ou não) dos reaccionários noutras idades, neste tempo onde nada se reconhece que seja transcendente (a não ser para ressuscitar antigos misticismos) e onde a matéria impera, os perdedores inadaptados mas esclarecidos da história moderna ganham um certo encanto. No caso dos católicos, e tem a sua piada, a ideia de verdade transforma-se num consolo, guia, obsessão e conforto.

Os momentos aos 3m20s e 4m45s são particularmente engraçados.

Monsenhor Richard Williamson, Malleus Modernistarum (Martelo dos Modernistas)

min

2 comments:

Wyrm said...

Religioso... ok, começo a perceber qual o mundo em que deseja viver. O pior que lhe posso desejar é que o consiga.

Mas os seus textos costumam estar repletos de uma suposta superioridade intelectual como quem debate mais do que opiniões mas factos que é hilariante fundamentar a sua vida em algo que "ouviu o padre dizer" ou que "sentiu no seu intímo." Esta ultima geralmente são gases. Mas acrescento que para alguém que é tão dedicado à fé (acreditar sem evidências) percebe-se melhor o seu anarco-capitalismo.

CN said...

Richard Williamson (um dos malditos em dissidência com o Vaticano) goza um bocado com o "acreditar no seu intímo" (se percebi o que Wyrm quis dizer) e se reparar a meio, a sua ortodoxia dá-lhe precisamente para dizer que Deus (só?) pode ser conhecido pela razão.