Sunday, November 11, 2012

A sobretaxa do IRS

movimentações no sentido de a sobretaxa do IRS, em vez de ser 4% todos os meses, ser de 28% sobre os subsídios de férias e Natal, ou  de 60% sobre o subsidio de Natal.
 
A única "vantagem" que vejo nisso é que as pessoas vão demorar mais tempo a perceber o que lhes aconteceu (talvez a ideia seja esperar que até Novembro haja um milagre e já não seja preciso a sobretaxa?). Só vai "atenuar a quebra do rendimento mensal das famílias do sector privado (salários e pensões)" até ao dia de pagar as sobretaxa sobre os subsídios (regra geral - uma alteração orçamental que não diminua as receitas das Finanças em principio também não vai aliviar os contribuintes).

E ainda por cima vai implicar  aplicar regras de cálculo diferentes para o sector privado e para o sector público (p.ex., eu, como trabalhador de um "Estabelecimento Público Empresarial" com um vencimento mensal de 1.373 euros, não vou receber subsídio de férias em 2013, logo não me poderiam aplicar a taxa sobre esse subsídio), complicando ainda mais o sistema.

No comments: