Wednesday, March 12, 2014

"Capital Social" (II)

A respeito disto, andei à procura de algum estudo medindo o "capital social" de vários países para ver se haveria algo mais sólido (ou, inversamente, algo que refutasse) esta minha intuição.

Usando o google é mais fácil achar artigos discutindo a maneira medindo o "capital social" do que artigos efectivamente  medindo-o (e desses,  alguns, como esta[pdf], parecem-me simplesmente medidas de "coisas boas que há num país"). Isso pode levantar a suspeita que se trata de um conceito vago destinado a, nos modelos de desenvolvimento económico, explicar o que as variáveis medíveis não conseguem explicar...

No entanto, o Legatum Prosperity Index tem uma medida de "capital social" por país que parece (pelos tópicos que abrange) fazer algum sentido (o site do LPI não parece funcionar por links especificos para as várias secções, logo não posso linkar para as páginas deles sobre o "capital social" - é preciso ir mesmo clicando).

Se calhar ainda vou comparar esse índice com isto [pdf], mas para já vou só pegar nos países membros da UE, ordenados por "capital social" (números mais baixos indicam maior "capital social"):

Denmark3
Netherlands5
Finland7
Sweden10
Ireland11
United Kingdom12
Austria14
Germany15
Luxembourg17
Malta20
Belgium21
Spain27
Italy29
Poland31
Slovenia37
Estonia40
France42
Portugal43
Czech Republic46
Slovakia47
Lithuania54
Hungary71
Cyprus86
Bulgaria87
Latvia93
Greece107
Romania114

Se não fossem os países do Leste, corresponderia largamente com a minha teoria original (a Irlanda, como um dos países com mais "capital social", e a Espanha, com mais "capital social" que Portugal ou a França, não corresponderiam ao esperado, mas penso que essas excepções estariam na margem de erro aceitável em ciências sociais)

No comments: