Monday, February 13, 2006

Afinal, sempre está ai a Santa Aliança

Há uns dias, dizia que "[d]esta vez, a aliança integrista não parece fácil de restaurar, já que, hoje em dia, os cristãos conservadores são fortemente anti-islâmicos".

Afinal, cá está ela - além do Vaticano e do Ministro para a Promoção da Fé Abrahamica e Eliminação da Licenciosidade, temos também João César das Neves: "os [fanáticos] laicos violam os seu próprio dogma da tolerância. Estes, para quem a liberdade é mais sagrada que Deus, estão dispostos a incendiar o mundo pelo direito à caricatura".

Também no Diário de Noticias (mas não on-line), na mesma página (e registo), temos uma carta de Fernanda Leitão, do Canadá (Fernanda Leitão é uma católica monárquica, antiga directora do jornal "O Templário"). Estou a citar de memória, mas a conversa é mais ou menos assim: "Sempre me disseram para não falar de religião e politica, porque são temas que podem ofender outras pessoas. Eu só discuto religião ou politica com pessoas que conheço bem. Esta reacção é o resultado da ofensa à religião muçulmana. O que é lamentável é que os católicos não reajam nas muitas vezes em que a nossa religião é ofendida" (as palavras não são bem estas, mas ideia é).

No comments: