Thursday, February 02, 2006

A questão da poligamia

A respeito do casamento homossexual, alguns "conservadores" tentam fazer uma "redução ao absurdo", e argumentam "se é assim, porque não legalizar também a poligamia?".

Mas, pensando bem, porque não? Se fôr voluntariamente consentida (sem casamentos arranjados de meninas de 12 anos e coisas assim), que mal tem a poligamia?

Bem, na verdade, talvez haja um bom argumento contra: há fortes razões para pensar que os homens têm uma maior propensão genética para quererem ter várias mulheres do que o oposto (para uma análise critica dessa teoria, ver aqui), logo, se a poligamia fôr institucionalizada, talvez houvesse mais casamentos poligâmicos homem-mulheres do que mulher-homens (é um facto que são muito raras as sociedades poliandricas). Ora, como há aproximadamente tantas mulheres como homens, e se houvesse mais casamentos poliginicos do que poliandricos, há quem argumente que isso poderia provocar desiquilibrios sociais devido a "escassez de mulheres" (realmente, se mesmo agora eu não arranjo nenhuma mulher que me queira...). Aliás, até há quem defenda a tese de que o "terrorismo islâmico" tem origem na poligamia (raciocinio que não faz grande sentido: por essa ordem de ideias, porque não há terrorismo na Suazilandia?).

No entanto, talvez esse problema não fosse grave: não devem ser muitas as mulheres que estivessem dispostas a entrar em casamentos poliginicos (se formos ver, esses casamentos costumam ocorrer em sociedades em que as mulheres não têm escolha), logo, em termos de equilibrio entre os sexos, se calhar, não seriam mais graves do que, p.ex., as diferentes mortalidades por sexo em acidentes de motorizada. Além disso, eventualmente, a poligamia talvez seja menos socialmente nociva do que, por exemplo, a infidelidade conjugal (afinal, a "infidelidade" acaba por ter todos os defeitos apontados à poligamia e pode ter problemas adicionais, nomeadamente sobre o equilibrio psicológico dos envolvidos).

No fim disto tudo, falei muito e não disse nada: acabei por não emitir nenhuma opinião definitiva sobre se a poligamia deve ser consagrada legalmente ou não.

1 comment:

Anonymous said...

Miguel, lê este post: http://sorumbatico.blogspot.com/2009/02/o-fim-do-casamento.html

E não deixes a discussão deste assunto a meio.