Saturday, February 16, 2008

Kosovo - comentário tornado post

Além de subscrever com o que Daniel Arruda escreve aqui, vou postar o comentário que lá fiz:

Isso do Kosovo ser "historicamente" provincia sérvia tem muito que se lhe diga: os sérvios conquistaram o Kosovo nos séculos XI e XII, que foi conquistado pelos turcos em 1389.

Até 1912-13, o Kosovo, a Albãnia e a Macedónia pertenciam ao Império Otomano; a partir daí, o Kosovo passou a pertencer à Sérvia (que se havia tornado independente algures entre 1804 e 1877).

Conclusões:

- nos últimos mil anos, o tempo em que o Kosovo foi sérvio nem deve chegar a 300 anos.

- o moderno estado sérvio (independente ou integrado na Jugoslávia) não integrou o Kosovo durante grande parte da sua história - o Kosovo pertenceu de facto à Sérvia de 1912 a 1999, ou seja, 87 anos (97 se aceitarmos a ficção que o Kosovo ainda é sérvio); se considerarmos que a moderna Sérvia começou a existir como entidade politica em 1804, temos que, em 121 (ou 131, se preferirem) anos em 208, a Sérvia não integrou o Kosovo - mesmo que contemos a partir da independência total da Sérvia em 1877, temos várias décadas de Sérvia sem Kosovo.

1 comment:

Luís Bonifácio said...

Correcto.

Mas convém lembrar que existeo precedente da Krajina, Região historicamente ocupada pelos Sérvios, da qual foram violentamente expulsos pelos croatas, com o silencioso beneplácito da União Europeia.

Para um Sérvio é quanto baste para num futuro próximo, e sob o guarda-chuva da Rússia, ou esperando atacar, após uma acção futura da Al-Qaeda, justificar a expulsão dos Albaneses do Kosovo, tornando este uma provincia maioritariamente Sérvia.