Thursday, April 10, 2008

Bem vindos à Crimeia

http://blogs.publico.pt/darussia/

"O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, deixou a entender, na reunião fechada da NATO e Rússia, na semana passada em Bucareste, que a Ucrânia pode deixar de existir como Estado único caso adira à NATO, escreve hoje o diário russo Kommersant.

Segundo este jornal, a Abkházia e a Ossétia do Sul serão reconhecidos como Estados independentes pela Rússia para criar uma “zona-tampão” com a Geórgia, caso este país adira também à Aliança Atlântica. O Kommersant escreve que Putin, nesse encontro com os dirigentes dos países-membros da NATO, teria confirmado que a aproximação da aliança das fronteiras da Rússia é uma ameaça à segurança do seu país e prometeu responder com medidas adequadas, tendo deixado no ar, nomeadamente, a ameaça do reconhecimento da independência da Abkházia e Ossétia do Sul, regiões separatistas da Geórgia, apoiando-se no precedente do Kosovo.

“O Presidente Putin – afirmou um membro da delegação de um dos países da NATO citado pelo Kommersant – falou calmamente sobre a Geórgia, e como que de passagem. Mas, quando se começou a falar da Ucrânia, Putin explodiu”.
“Dirigindo-se a Bush, - continua a fonte -,

Purtin disse : “George, tu não compreendes que a Ucrânia nem sequer é um Estado! O que é a Ucrânia? Parte do seu território é a Europa de Leste, mas parte, e parte significativa, foi oferecida por nós!”

E aqui deu a entender muito claramente que se ousarem aceitar a Ucrânia na NATO, esse Estado simplesmente deixará de existir. Ou seja, de facto, ameaçou que a Rússia pode dar início à separação da Crimeia e do Leste da Ucrânia”.

2 comments:

Miguel Madeira said...

Realmente, a Crimeia sempre foi Rússia e só passou para a Ucrania nos anos 50, basicamente, porque o Kruschov "ofereceu-a" à Ucrânia.

P.Charmant said...

Quando Estaline governava, matou 7 milhoes e meio de ucranianos! Matou quase 8 milhoes de pessoas que nao pertenciam ao seu país sequer! A Ucrânia tem todo o direito a que a Crimeia lhe pertença! E já devia ter reivindicado a sua independencia há muito tempo...pena que tenha sido só em 1991...