Sunday, July 13, 2008

Como combater a "obesidade infantil"

A minha sugestão: garantir que todas as escolas primárias tenham ao lado um descampado, já agora separado da escola por um muro/rede suficientemente alto para implicar algum exercício (e desafio) trepá-lo mas suficientemente baixo para tal ser fisicamente possível.

Na minha infância, as escolas primárias da Estrada de Alvor e da Mexilhoeira da Carregação cumpriam esses requisitos; actualmente, penso que já não (isto é, continua a haver um descampado relativamente ao pé da escola da Estrada de Alvor, mas já está um bocado longe da escola).

Poder-se-á argumentar que não são precisos descampados nenhuns - a única coisa que é preciso são espaços amplos dentro da escola para as crianças brincarem (o que, para alguns, até terá a vantagem das crianças brincarem supervisionadas), mas creio que os descampados têm a vantagem de, devido à sua irregularidade, darem às crianças mais ideias de coisas para fazer (exemplos: subir a árvores; construir "castelos" com pedregulhos; cavar à procura de pedras brilhantes; procurar passagens por dentro de arbustos cerrados; etc.), o que em principio as tornará mais activas do que se estiverem num ambiente em que haja menos actividades possíveis.

3 comments:

Anonymous said...

O problema é que agora com os medos de que aconteça algo de mal à crianças ninguém, nem a escola, nem os pais, entendem e aceitam que as suas crianças brinquem em descampados. E se acontece alguma coisa? e se desaparece alguma? e há seguro que cubram acidentes em descampados?
A sociedade securitária e de todas as fobias que construímos tem o seu preço:
- Que fiquem em casa a jogar playstation que estão muito mais seguras!
Abraços

Anonymous said...

Eu morava na quinta do amparo e ia a pé até ao bairro pontal. A escola não cumpria o requisito da rede suficientemente alta (não tinha vedação nem rede) mas tinha descampado e a vantagem de termos um acampamento de ciganos ao lado para andar à bulha.

A mim manteve-me magro, mas com outros colegas não resultou. A fórmula não é 100% eficaz.

Anonymous said...

a propósito, como a uma série de coisas que no nosso tempo eram normais, este conceito regressa ao país revestido de modernindade e um nome em inglÊs "free range kids":

http://azulebanana.com/anabananasplit/2008/04/14/free-range-kids/
http://freerangekids.wordpress.com/