Os geo-estrategas, esses misticos com visoes do futuro a partir da visao errada do passado, sao os maiores condutores de "self-fullfilling prophecys" de conflitos.
O Poder para já só temporariamente existe isolado. Existem sempre "outros", e os outros agora podem ser a Rússia e a China.
Assim, é fácil recomendar ir para o quintal da Rússia encomendar revoluçoes coloridas, dividindo Estados-novos divididos entre russofilia pan-eslava e pro-ocidentalismo apressado e oportunista, acenando com Usd (e Euros) e colocarem por lá umas basesitas. É fácil quando se aproveitam debilidades (sempre temporárias) de grandes naçoes com uma grande história.
Mas será boa política estabelecer isso como regra? Um dia veremos a Rússia ou a China a cativar o México ou o Haiti, "incentivando" a sua democracia e o seu governo e depois efectuar um tratado bom bases locais... será concerteza um momento histórico assistir á reacçao.
Por isso será de admirar...?
"Russia has threatened to react with "military resources" if a US anti-missile shield is set up near its borders, according to a foreign ministry statement."
Esperamos o conselho sábio e very tough de um Churchilliano.
PS: "países tranquilos" ... Suiça.
Wednesday, July 09, 2008
Re: Poder e Tranquilidade
Publicada por CN em 15:31
Etiquetas: Textos de Carlos Novais
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment