Wednesday, February 06, 2008

Rigor terminológico segundo o 31 da Armada

Cobardia - participar numa acção sabendo que se morre quase de certeza.

9 comments:

Luís Bonifácio said...

Cobardia: Matar pelas costas

Anonymous said...

Por causa do rigor terminológico. Definição

Cobarde

adj. e s. 2 gén.,
que ou aquele que é dominado pelo medo;
tímido;
medroso;

Corajoso

adj.,
que tem coragem;
animoso;
destemido;
bravo;
intrépido.

Parece-me que Buíça e Costa se enquadram melhor no segundo termo.

CN said...

Cobardia: Bombardear populaçõe inteiras com Napalm a uns bons km de altitude.

Os anarquistas e republicanos e outros que desgraçadamente (em minha opinião) se lembraram de matar monarcas pela europa fora, pelo menos não visaram atentados para a população em geral como os terroristas de hoje, ou os exércitos republicanos do século 20.

Outros tempos, mais civilizados. Mesmo nos actos menos civilizados.

Miguel Madeira said...

Um artigo que acaba por ter a ver com isto:

http://www.slate.com/id/1008268

Anonymous said...

"Cobardes" só é compreensivel dentro da censura moral (cobarde=mau). De facto são corajosos, no mesmo sentido em que um assaltante é corajoso quando decide assaltar um banco.

Mais apropriado é chamar-lhes, sei lá, assassinos, filhos da ****, etc.etc.

Anonymous said...

Estória à la H.Raposo (mas verídica):

Hoje um colega meu "anarquista" (austríaco, de Erasmus) tatuou no braço uma âncora imersa em sangue com 1921 (http://www.spartacist.org/english/esp/59/kronstadt.html) por baixo. São assim os "anarquistas": extremistas, lunáticos e idealistas.

São corajosos e não cobardes? Provável, sim. Agora de dizer que são em regra violentos, intolerantes e pouco respeitáveis.

Anonymous said...

Dentro (?) do mesmo assunto:

A LCR francesa vai "refundar-se" e criar um novo partido "anticapitalista", (tentando...vamos a ver) agrupando sensibilidades da extrema-esquerda francesa.

Fez-me rir uma das justificações: acabar as conotações com o comunismo. Vão mudar de nome...

versão hard: http://www.dailymotion.com/video/x2vbt8_besancenot-pour-un-nouveau-parti-de_news

versão soft: http://www.france5.fr/images/emissions/008867/19/riposte_20080203.asx?WMCache=0

Miguel Madeira said...

Acerca da tatuagem:

Imagino que o sangue da tatuagem seja uma referência ao "sangue anarquista" derramado em Kronstadt pelos bolcheviques, não ao sangue que os rebeldes derramaram.

Acerca da refundação da LCR:

O acabar com "as conotações com o comunismo" talvez tenha a sua lógica. Há uns tempos, acerca de Louçã (o equivalente portugues da LCR), Pacheco Pereira escrevia "Louçã é um socialista colectivista, uma forma peculiar de comunista, se o termo não estivesse tão abastardado"; ora, como o "comunismo"-defendido-pelos-trotskistas trem algumas diferenças do "comunismo"-que-exisitiu (nomeadamente na questão partido único vs. vários partidos), e toda a gente identifica "comunismo" com o "comunismo"-que-existiu, os trotskistas usarem outro nome até pode evitar confusões

Anonymous said...

Penso que é no seu último livro (Novas Crónicas ... )que Júlio Carrapato, bonacheirão historiador anarquista dos quatro costados (acho que não tem idade para ter tatuagens), dedica um capítulo inteiro à clarificação daquilo que, no decorrer dos tempos se foi chamando: "colectivismo", "comunalismo" , "comunismo", "socialismo" , "anarquismo" , "libertarianismo", "esquerda", "soviete", etc.
Parece que desde a primeira internacional que a designação que as doutrinas tomam para si mesmas muda conforme o sabor do vento.