Tuesday, December 09, 2008

Ocupação de fábrica nos EUA

Trabalhadores despedidos continuam ocupando fábrica em Chicago:

Washington, 9 dez (EFE).- Mais de 200 trabalhadores de uma fábrica de portas e janelas em Chicago continuam hoje uma invasão de suas instalações, em um protesto por demissões abruptas que se transformou em símbolo da crise econômica em todo o país.

(...)

A invasão, que começou no fim de semana, "transformou-se em um símbolo nacional dos trabalhadores golpeados pela crise econômica", afirmou o canal WLSTV7 da televisão local.

Ontem, o governador de Illinois, Rod Blagojevich, ordenou que todas as agências do Estado suspendessem suas transações com o Bank of America até que se chegue a uma solução que proteja as remunerações e outros benefícios dos empregados.

Os invasores, organizados no sindicato United Electrical, Radio and Machine Workers, se revezam para manter a fábrica ocupada e afirmaram que não permitirão que a empresa ou seu credor, Bank of America, retirem equipes do local até que paguem as férias e a compensação pelas dispensas que devem.

Este tipo de tática sindical quase não se via nos Estados Unidos desde a Grande Depressão dos anos 1930 e alguns dirigentes assinalaram que ela pode tornar-se mais comum se a economia continuar se deteriorando.

A empresa respondeu que, em 16 de outubro, apresentou um plano para encerrar ordenadamente suas operações, processo que se completaria com fim da manufatura, em janeiro de 2009.

O Bank of America rejeitou esse plano em 18 de outubro, e também uma versão revisada em 29 de outubro. No dia 26 de novembro, finalmente, o banco rejeitou a solicitação da empresa de fundos para o pagamento de férias.

Este banco recebeu US$ 25 bilhões do Governo federal em outubro, como parte do plano de salvamento das instituições financeiras (...).

No comments: