Tuesday, June 08, 2010

A pergunta

No 31 da Armada, Henrique Burnay:


"De cada vez que se tem uma discussão sobre Israel convém, antes de prosseguir, fazer uma pergunta: Israel tem direito a existir, ou (ou nosso interlocutor) acha que Israel não devia estar ali? Normalmente, com esta pergunta-se poupa-se imenso. É que a maioria dos que se entusiasmam a acusar Israel de ser um Estado terrorista, que compreendem o “desespero” dos terroristas suicidas, e por aí fora, normalmente confessam que, se dependesse deles, Israel não existia. Ora, é exactamente isso que está constantemente em causa. É por isso que com gente assim não vale a pena a discussão."

Eu respondo com outra pergunta:

Pode um dado povo étnico-religioso emigrar para uma dada zona do mundo e declarar-se um Estado? Existem muitos locais na Europa com muita população muçulmana. Querem arriscar uma resposta?

3 comments:

Anonymous said...

Se for um território oferecido, por que não?

Anonymous said...

Ver, a este propósito, os excelentes comentários na caixa deste post do 5 dias:

http://5dias.net/2010/06/07/e-porque-e-que-israel-tem-ou-deve-existir-o-que-e-este-direito-como-foi-adquirido/

do qual transcrevo:

"Comentário de Carlos Vidal
Data: 7 de Junho de 2010, 11:43

ezequiel, uma vez mais equivocado (quanto a esta questão); pergunta-me:

«se os Turcos eliminassem por completo os Curdos e se apenas restassem, digamos, 15000 descendentes Curdos a viver nos EUA….se eles pretendessem regressar à terra dos seus Pais, Avôs etc…o sr negar-lhes-ia o direito de viver ali?? claro que não. será que o sr não aceita a imensa resiliência da memória histórica??»

Meu caro, isso nem se pergunta: claro que nunca lhes negaria o direito de ali viver!! Claro, qual é a dúvida.
Agora imagine que ali regressavam então.
E lá, nesse regresso, pretenderiam depois formar um estado curdo, apenas “curdo” (nada de ideias de “binacionalidades”, de que chegou a falar Eisntein para a Palestina) – seguindo o seu exemplo – isto numa zona ou território maioritária ou totalmente habitado há milénios por turcos (ou outros).

O que acha que poderia suceder, caro ezequiel??"

Anonymous said...

Excelente, tanto a pergunta de Henrique Burnay como a contra-pergunta de Carlos Novais.

Luís Lavoura