Monday, December 27, 2010

Aquecimento global - sugestão de aposta

Proponho um desafio aos que dizem que os factos não comprovam que a Terra esteja a aquecer (parece-me ser o caso de pelo menos alguns "insurgentes", p.ex.).

A NASA publica uma lista de temperaturas médias no planeta (que é o que interessa para a questão do aquecimento global, não se há arrefecimento local em Londres ou aquecimento local no meu sofá quando o Pantufa lá dorme), medida em centésimos de grau Celsius acima da temperatura média entre 1951 e 1980.

Em Maio do ano passado, a temperatura média global era de 64 (isto é, mais 0,64 ºC do que a temperatura média entre 1951 e 1980). Entre 1998 e 2010, a temperatura média em Maio foi de 49 (ou 48 virgula qualquer coisa).

Que desafio proponho? Uma espécia de aposta: se em Maio de 2011 (dados que devem estar disponíveis em Junho) a temperatura média anunciada no site da NASA foi maior que 64 (isto é, a temperatura deste ano), ganho eu; se for menor que 49 (a média de 1998 a 2010), ganham os meus oponentes (seja lá quem forem, já que esta aposta é dirigida "a incertos"); se for entre 49 e 64 (acima da média, mas abaixo da deste ano), teremos um empate.

E qual o objecto da aposta? Simplesmente o (ou os) derrotado publicar um post a dizer que perdeu a aposta, a recapitualar os termos da aposta e a linkar para os vencedores. Se assim o entender, o vencedor poderá também publicar um post a dizer que ganhou (em caso de empate, ninguém terá que publicar post nenhum, mas também poderão publicar um post a dizer que houve empate).

Note-se que isto não implicaria alguém ter que mudar de posição sobre a questão "a Terra está a aquecer?"; afinal, um mês pode perfeitamente ser um outlier (além de que a questão que se discute não é apenas se a Terra está a aquecer, mas também quais as causas disso, possiveis efeitos, etc.); isto pretende ser apenas uma experiência, nada mais.

Questões?

- Porquê o mes de Maio? Porque é suficiente longe do momento presente para haver um certo "vêu de ignorância" e suficientemente perto para eu não me esquecer da aposta; alêm disso, sendo um mês de Primavera/Outono, evita discussões do género "contas feitas em meses de Verão/Inverno não contam - a diferença entre temperaturas máximas e minimas são muito grandes / a volatilidade é muita / etc."; e, fianlmente, porque eu gosto do mês de Maio...

- Porquê ter como comparação a média de 1998 a 2010, em vez de, digamos, 1997 a 2010, ou 1999 a 2010? Porque alguns críticos da teoria aquecimento global têm um fetiche pelo o ano de 1998.

Para aceitar a aposta (ou propor uma reformulação dos termos), inscrevam-se na caixa de comentários do post que publiquei no Vias de Facto (e de preferência publiquem também um post); na primeira semana de 2011, publicarei uma lista de "concorrentes" (não que eu tenha nada contra quem não tenha blogs, mas face aos termos da aposta, só faz sentido ser aceita por alguém que tenha blog, site ou afim).

[Post publicado no Vias de Facto; podem comentar lá se quiserem]