Friday, January 27, 2012

"Mileuristas"?

Hoje, vi no supermercado um livro chamado "Eu Mileurista, Me Confesso", sobre a geração que ganha mil euros por mês, que tem que contar os tostões, tem que viver em casa dos pais, etc., etc. (era mais ou menos isso que falava na contracapa)

O trabalhador português típico ganha (antes de impostos) entre 700 e 800 euros por mês, o que torna um livro sobre os problemas de que vive com mil euros por mês algo um bocado deslocado (na verdade, mil euros é o valor em que, na minha classificação mental das classes socais, começa a classe média-alta).

Personal disclosure: depois de impostos, ganho para aí 1.100 euros por mês, sendo uma das 3 pessoas mais bem pagas das 12 (13 comigo) com quem trabalho directamente.

5 comments:

Anonymous said...

Eu não percebo esta gente. Com 850 euros eu conseguia fazer uma vida bastante folgada... Agora estou a trabalhar de graça e não vejo outra alternativa se não emigrar. E estas pessoas queixam-se de ganhar 1000 euros??

PR said...

Eu tinha ouvido falar em quinhentoseuristas; o que, como valor de referência, faz mais sentido no Portugal mediático (ou seja, Lisboa). Mileuristas pensava que era o equivalente espanhol.

Uma pergunta: qual é exactamente a profissão da autora? O resumo biográfico diz que é free-lancer; mas então os 1000€ são uma média do que ganha mensalmente ao longo do ano?

Agora lembrei-me de outra coisa: seria muito interessante conhecer o público que COMPRA aquele livro. Duvido que a maioria dos portugueses ache muito interessante ler um texto de uma jornalista de Lisboa a explicar como se vive com 1000euros.

Miguel Madeira said...

Entretanto, dei mais uma olhada no livro e 1000 euros era a mesada que os pais lhe davam quando não tinha trabalho.

PR said...

Isso traz todo um travo surrealista à coisa.

(Ou talvez a torne mais compreensível: se a tipa vive numa família com posses suficientes para lhe pagar uma "mesada" de 1.000€, é natural que esteja habituada a um padrão de vida pouco a ver com 1000eur/mês).

Anonymous said...

mileuristas é um termo espanhol. Em portugal é quinhentoseuristas.