Pelos vistos, nenhum advogado irá aceitar a defesa dos acusados de violação e homicídio da tal rapariga na Índia, já que, segundo um deles, "seria imoral assegurar a defesa nesta caso".
Já agora, pelo que tenho lido e visto, essa decisão terá sido tomada colectivamente pelo equivalente local da Ordem dos Advogados; ora, um advogado recusar-se, individualmente, a representar um caso que vá contra a sua consciência e sensibilidade parece-me algo bastante louvável; já uma organização com tutela sobre os advogados decidir que nenhum advogado vai aceitar um determinado caso parece-me algo um pouco sinistro.
Um ponto final - isto pode parecer uma ideia um bocado estranha, mas ocorre-me que a mentalidade "uma mulher que anda na rua à noite sem a família atrás é um alvo aceitável de violação" e a mentalidade "acusados de crimes que tenham chocado a sociedade não têm direito a defesa em tribunal" talvez tenham mais pontos de contacto do que pode parecer à primeira vista.
Friday, January 04, 2013
E será moral acusados (seja de que crime for) não terem direito a defesa?
Publicada por Miguel Madeira em 01:08
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Pois...
Os advogados não deviam ter feito o que estão a fazer. Atenta contra a própria ideia de justiça. se quiserem dêem-lhe uma coça quando ele estiver a jeito, agora isto não se faz. Tambem achei exótica a ideia que um fulano teve, em fazer greve de fome (uma técnica usada pelos defensores da não violencia) como forma dedefender a pena de morte aos fulanos que cometeram o crime.
Agitador
Post a Comment