Tuesday, April 22, 2014

Possiveis vitórias "extremistas" (2ª versão)

6 comments:

Anonymous said...

Qual o significado das cores?

Anonymous said...

Entende-se que vermelhos serão comunistas e azuis serão nacionalistas mas e os cianos ? E porque é que a dinamarca foi acrescentada ?

Anonymous said...

E o chipre ? O governo é comunista não?

Miguel Madeira said...

Iniacialmente a ideia era: vermelho - esquerda radical; azul - direita radical; ciano - direita eurocéptica

No entanto, achei melhor usar um critério mais objectivo, e que não muda muito:

vermelho - Esquerda Unitária Europeia (Syriza, Sinn Feinn)

azul - Aliança para a Liberdade Europeia (Front National, PVV)

ciano - Europa da Liberdade e Democracia (UKIP, Dansk Folkeparti)

Diga-se que eu não vejo grande diferença entre a, p.ex, a FN e o DF (ambos são partidos anti-imigração, socialmente conservadores, "lei e ordem" e pró-"Estado Social", desde que para os nacionais); já o UKIP me parece ter uma orientação mais liberal. Mas pintar por com base nas alianças formais em que os partidos estão envolvidos facilita a coisa e dispensa-me de ter que fazer apreciações subjectivas.

Quanto a Chipre, os conservadores parecem ir seguros à frente nas sondagens (na Irlanda e no Reino Unido também os partidos "institucionais" vão à frente, mas aí a diferença é suficientemente pequena para poder ser anulado pelo "salto" que os partidos anti-sistema constumam ter nas eleições europeias).

Anonymous said...

achas que a "direita radical" da holanda e dinamarca seria considerada centro moderado se comparada com algumas forças no poder em países de Leste como a Hungria

Miguel Madeira said...

Pondo de outra maneira - se o Fidezs húngaro ou a Lei e Justiça polaca não fossem partidos "de poder" e, talvez sobretudo, não tivessem ainda mais à direita forças como o Jobbik ou a extinta Liga das Famílias Polacas, e em vez disso fossem o partido mais à direita dos respectivos parlamentos e com aspirações apenas a parceiro menor de coligação, provavelmente seriam considerados também de "extrema-direita".

E sairmos da UE para ir para a Ucrãnia ou para a Rússia, então... (na Ucrãnia, até o Svoboda - supostamente o "partido-irmão" do nosso PNR - é moderado comparado com o "Sector Direito")